Spitz Alemão Anão

Origem

O Spitz Alemão não tem sua descendência muito bem definida. No entanto, como a Alemanha é o lugar mais provável de seu surgimento, o país ficou gravado no nome da raça. Existem cinco tipos de Spitz, o anão, o pequeno, o médio, o grande e o gigante. Apesar disso, o anão é o que ficou mais conhecido e o que mais vemos no Brasil. Se trata de uma raça de cachorro de companhia muito dócil e brincalhona, que além de se dar muito bem com seus pais humanos. É muito afetuoso e não é considerado um cão agressivo, mas pode ser receoso com desconhecidos num primeiro momento. Em nosso país, ele também pode ser chamado de lulu da pomerânia. A raça já foi bastante popular no Brasil, mas desapareceu por algumas décadas e agora está voltando com toda força.

Temperamento

O Spitz Alemão é um cachorro muito dócil e companheiro, que se dá bem com seus tutores e gosta de brincar. No entanto, ele pode ser desconfiado com relação a visitas e pessoas de fora. Não costuma interagir com elas e late muito na presença de estranhos. Apesar de serem extrovertidos, também podem se mostrar ariscos e precisam de tempo para se adaptar às pessoas principalmente se não forem acostumados com esse tipo de rotina ainda quando filhotes. É preciso trabalhar a socialização do spitz para que ele se mostre mais equilibrado com aqueles que não conhece.

Tamanho

A altura varia de 20 a 30 cm e peso varia de 3 a 15 kg

Pelagem

A pelagem do Spitz Alemão é longa e pode conter diversos tons, como preto, marrom, branco, laranja, dourado, particolor, além de outras cores. No rosto, no entanto, o pelo é curto e estreito. A densidade dos pelos é bastante alta. É comum que seus tutores tenham dificuldade em manter seu pelo comprido, por isso é bem frequente que tosem seus pets. A tosa com tesoura é a mais indicada para a raça, conferindo um aspecto arredondado, de ursinho, neste cachorro que já é tão fofo por natureza.

Cuidados

Por terem pelos compridos, é necessário secar bem o Spitz Alemão depois do banho, para garantir que não cresçam fungos ali e que o cachorro não tenha dermatites. Além disso, por serem cães pequenos, tome cuidado com o saltos e corridas para ter certeza que eles não se machuquem. Como é um cão ativo, é necessário levá-lo para passear e realizar brincadeiras para que ele possa gastar sua energia todos os dias